quinta-feira, 1 de julho de 2010

Chegou! A Pergunta da Semana: Para que alguma coisa seja considerado arte, alguém tem que dizer que é arte ou eu tenho que considerar arte?

Fresquinha do forno... A pergunta desta semana vem da turma da Tia Aline.

Para quem ainda duvida de que as crianças possam filosofar, eis uma pequena mostra das perguntas que os próprios fizeram na última experiência:

O que é arte?
Tudo que é arte é bonito?
Tudo que é antigo é arte?
Para que alguma coisa seja considerado arte, alguém tem que dizer que é arte ou eu tenho que considerar arte?

Escolhemos a última só porque precisamos de um início. Mas fiquem à vontade. As portas de entrada para o pensamento aqui são vocês que dirão. (Postagem realizada em 26 de setembro de 2008 no antigo blog)

E aí? Alguma sugestão de resposta? Para que alguma coisa seja considerado arte, alguém tem que dizer que é arte ou eu tenho que considerar arte?

9 comentários:

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! disse...

Depende da coisa. Se é uma coisa que a gente faz e o outro náo conhece é a gente que fala sobre se é arte ou não; mas se o outro conhece, então os dois podem responder. Valeska Kohan em 26 de setembro de 2008

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! disse...

Eu penso que a arte depende de mim,do meu gosto,da minha admiração, da minha percepção e principalmente do meu olhar.
A arte está ligada com a sensibilidade de cada pessoa.
Anna Luiza (filha da Vanise) em 30 de setembro de 2008

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! disse...

A princípio penso que deve partir da minha concepção, isto é, não depender do conceito de outra pessoa. Porém existem obras de arte tão importantes na história da humanidade, e que são classificadas assim, que não podem entrar nessa discussão. Enquanto professor acredito que primeiramente devemos exercitar o olhar do aluno e dar a ele um bom "arsenal" de obras, artistas e da história e depois deixar que eles construam seu repertório. Rsilva79 em 1 de outubro de 2008.

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! disse...

arte para mim e brincar se divertir ir ao cinema ao teatro ouvir historia e imaginar um mundo cheio de diversoes..... leonardo silva em 1 de outubro de 2008

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! disse...

Bem, é incrível... quando li a pergunta a primeira vez, achei que fosse muito fácil, mas, cada vez que tento escrever algo, um novo questionamento se mete no caminho e me faz achar que não é por aí...Quem me conhece sabe que se eu fosse colocar todos esses questionamentos intrigantes aqui, eu não daria a palavra a mais ninguém. Vou tentar mais uma vez.Oh palavrinha subjetiva essa: ARTE!!!
Penso que a pessoa que se julga estar fazendo uma obra de arte, seja do tipo que for, diz que é uma arte baseando-se em suas definições sobre o termo. Acho que é um pouco como a Valeska escreveu, porém não vejo que é só falar para os outros que é arte, mas tem que sentir que é uma arte baseando-se em pré-conceitos do que acredita ser arte. As outras pessoas, que não são autoras daquela "arte", vão sonsiderá-la como tal se tiverem os mesmos conceitos e definições que os "artistas".
Aí, depois de escrever isso, vem ainda um monte de perguntinhas:
_ Será que existem conceitos ou definições precisas do que é arte?
_ Será que existem artistas de fato, ou cada apreciador é que faz do autor de determinada coisa um artista?
Bom, chega de falar, ou melhor, de escrever...até... Flávia Corrêa em 1 de outubro de 2008

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! disse...

Pensando sobre as perguntas da Flávia Côrrea ainda acredito que ARTE depende do olhar do apreciador.
Agora eu que pergunto:Será que um pessoa que não teve acesso as chamadas "obras de arte" pode ser um sensível apreciador?Ou será que pra ser um apreciador é preciso estudar sobre as OBRAS DE ARTE?
ANNA LUIZA (filha da Vanise) em 2 de outubro de 2008

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! disse...

Olá, que bom que o blog começou com arte. Adorei!!! A arte permite que os pensamentos tomem forma, cores, espaços... Beijos em tod@as. Paula (são Paulo) em 4 de outubro de 2008

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! disse...

Acho que algo é arte quando tem a capacidade de nos provocar. O artista apresenta primeiro para ele, e depois para os outros, as provocações que o mundo lhe apresenta. Entramos en contato com uma obra de arte quando conseguimos contatar com essa provocação.
Lembro quando contemplamos uma pintura de Marc Chagall com turma 402 do 2° turno, e alguém colocou: "acho que ele pintou esse quadro para pensar mais sobre isso".
Será que a arte tem a ver com o pensamento de quem faz e depois com o pensamento de quem olha, então?
Fabiana em 14 de outubro de 2008.

Em Caxias a Filosofia en-caixa?! disse...

Gente va nuevo este comentario, porque lo puse hace unos días y no sé que pasó:
Me acuerdo de eso que dice Fabi, del niño que decía que elegían a Chagall porque era más interesante en virtud de que hacía pensar más. Y me parece que esa es una de las complejidades del arte: es un hacer, sentir, pensar que está completamente soldado/amlagamado en esa complejidad. Y en nuestro deseo de querer abarcar todo eso le ponemos etiquetas, entre otras de si es o no algo artístico. Tal vez lo más inventivo/creador/artístico es ponerle etiquetas a aquello que no tiene la etiqueta de arte, en el sentido de romper el canon. Cosa difícil y atrevida si la hay... pienso en todos los "mal@s mal@s alumn@" de las escuelas de arte que resultaron luego "genios artísticos". ¿Qué permitió que luego se consagraran, ellos mismo o los demás? Algo así como qué es primero: ¿el huevo o la gallina? Laura em 2 de novembro de 2008.